quarta-feira, 15 de setembro de 2010

COMO A EDUCAÇÃO CHEGOU AO BRASIL


    A Educação chegou aqui no Brasil em 1549, com os jesuítas. Eles tinham o propósito ensinar a fé católica aos índios, só que seria impossível, sem antes ensinar os índios a ler e escrever. A primeira escola foi fundada em Salvador.
   Esse modelo de escola durou 210 anos (de 1549 até 1759), nessa época os jesuítas já tinham feito muita coisa por aqui: 25 residências, 36 missões e 17 colégios e seminários, além dos pequenos seminários e das pequenas escolas. Até que o Marquês de Pombal expulsou os todos os jesuítas do Brasil. Mas mesmo assim as instituições continuaram a funcionar só que os princípios mudaram, os jesuítas tinham o interesse de pregar a fé, e Pombal passou a organizar escolas para servir ao Estado, e a educação passou a ser, rigorosas, com professor único.
   A Educação tinha (para alguns ainda tem) uma importância secundaria por aqui, tanto que a primeira universidade no país surgiu em 1934, aqui em São Paulo.



 Escola: Onde nós passamos boa parte da nossa infância, adolescência e inicio da juventude, às vezes, ou sempre, é cansativo, mas tudo não passa de uma preparação, a escola prepara os cidadãos pra próxima geração, prepara para vida que enfrentaremos logo. Se pensarmos bem, escola é um tipo de mini sociedade. Nela aprendemos não só português, matemática, geografia, história, etc. aprendemos o valor de das coisas, ordem, disciplina, relacionamento, consciência, responsabilidade, enfim, aprendemos muitas coisas, que levaremos para o resto das nossas vidas, e que um dia tentaremos passar para as gerações seguintes. 




No proximo post falaremos sobre o surgimento das escolas publicas e particulares.
                                                                                                                                  Júlia Freire

4 comentários:

  1. Gostei muito da parte de educação. Sou educadora e quando fiz faculdade aprendi sim sobre a historia da educação mas não tão bem resumida quanto aqui. "Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usa-la" Paulo Freire.
    Estão de Parabéns (:

    ResponderExcluir
  2. A parte da "Chegada da educação no Brasil", foi bem sintetizada, resumida de uma forma clara, simples e objetiva, fazendo assim, com que a idéia a ser passada seja de fácil entendimento.=D

    E já que o sub-tópico é "educação", é no mínimo bom, ter consciência de que a educação oferecida pelo Estado (Governo), com o perdão da palavra, é um lixo. Na maioria das vezes, a constituição do país só pensa em construir escolas, substituir as de estruturas precárias (e principalmente agora, em tempos de eleição, promessas, promessas, etc)...ta ok, mas e o resto..? Do que adianta ter centenas de estruturas físicas (escolas) por aí, sendo que não há educadores com condições suficientes de ensinar...?, ou se tem educadores, lhes faltam salários dignos da profissão...
    Bom, resumindo, pagamos um altíssimo preço por algo que não temos! E seria de grande negligência da minha parte não dizer o que penso à respeito e o que é a mais pura realidade hoje em nosso País, ou em boa parte dele...

    O trabalho está muito bem elaborado...!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho!!!!
    Ficou ótimo!!!
    Carolina

    ResponderExcluir
  4. Eu queria saber sua biografia. Pois seu trabalho está tão bem elaborado que o usarei em outro trabalho. Kkkk Por favor, tem como me responder agora? Onde estuda? Em qual cidade? Quantos anos?

    ResponderExcluir