domingo, 29 de agosto de 2010

A HISTORIA DO BRASIL (Parte 1 - Descobrimento)



   Dia 22 de Abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. Quando avistaram, acreditavam tratar-se de um grande monte, e deram o nome de Monte Pascoal.
   Depois de deixarem o local em direção à Índia, Cabral, não tinha certeza se a terra descoberta era um continente ou uma grande ilha, mudou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e  trocou o nome . A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-Brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil.
   A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal explorava o oceano buscando de novas terras.   Mesmo com a descoberta das terras brasileiras, Portugal continuava empenhado no comércio com as Índias, as especiarias comercializadas eram: cravo, pimenta, canela, noz moscada, gengibre, porcelanas orientais, seda, etc. Enquanto realizava este lucrativo comércio, Portugal realizava no Brasil o extrativismo do pau-brasil, explorando da Mata Atlântica toneladas da valiosa madeira, cuja tinta vermelha era comercializada na Europa.
   Foi somente a partir de 1530, com a expedição organizada por Martin Afonso de Souza, que a coroa portuguesa começou a interessar-se pela colonização da nova terra.  Navegadores e piratas destes povos, estavam praticando a retirada ilegal de madeira de nossas matas. A colonização seria uma das formas de ocupar e proteger o território. Para tanto, os portugueses começaram a fazer experiências com o plantio da cana-de-açúcar, visando um promissor comércio desta mercadoria na Europa.


Por: Júlia Freire


Capital: Brasília

População: 189,82 milhões de habitantes

Área: 8,5 milhões Km²

Água (%): 0,65

Língua Oficial: Português

Clima: Equatorial; Tropical; Temperado; Árido

Fronteira: Argentina, Bolívia. Colômbia, GuianaFrancesa, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Moeda: Real

Governo: Republica Federativa Presidencialista
Presidente: Luiz Inácio Lula da Silva

Site Oficial: www.brasil.gov.br




Por: Júlia Freire